MARKETING TRENDS 2007

Olá,

Aproveitando a remessa de livros novos de Marketing disponíveis nas 4 bibliotecas da Unidavi (Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Presidente Getúlio), comecei a fazer o fichamento do livro MARKETING TRENDS 2007 - As mais importantes tendências do Marketing para os próximos anos.

Serão alguns posts neste blog até eu terminar de fichar o livro. Começo com o primeiro capítulo Circunstâncias e Eventualidades:

“O consumidor brasileiro, depois do real e do apagão, aprendeu definitivamente a conjugar o Menos é Mais em suas compras, o que fortaleceu mais ainda os laços de relacionamento com o comércio de vizinhança” p. 2

“Enquanto o mercado de livros do País continua devagar quase parando, com um dos mais baixos índices de leitura por habitante dentre todos os países, [...] o livro-objeto, registra expressivo crescimento de demanda nos últimos anos. [...] É comprado nos sebos mesmo. E também não é comprado pelo seu autor, nem pelo conteúdo. Prevalece a aparência [...] para rechear a estante” p. 4-5

“Não existe nenhum número oficial sobre o consumo [...] nas praias. No Rio do Janeiro, a estimativa é que 2 milhões de pessoas freqüentem as praias da cidade nos finais de semana. E que o consumo médio dessas pessoas é de R$ 10,00 por dia, o que significa compras na praia das 10h00 às 16h00 de aproximadamente R$ 20 milhões no sábado e outros R$ 20 milhões no domingo” p. 7

“[...] é indisfarçável o declínio da importância da televisão nos lares americanos, com o crescimento de outros meios de comunicação, muito especialmente a internet” p. 9

“[...] as empresa do auto-serviço, que durante décadas privilegiaram organizações frias, impessoais [...] em 2005 foi inaugurado um Carrefour bairro [...] a loja agora é simpática, acolhedora, moderna e amiga” p. 11

Inovar é Preciso

“O preço da sobrevivência e de preservar a liderança é a permanente e incansável renovação. E isso ganha importância e dimensão diante de um novo e aguardado concorrente” p. 17

“Hoje, em muitas cidades do Brasil, as empresas mais prósperas da categoria [serviços funerários] são as que oferecem, além dos serviços funerários, uma série de descontos voltados à manutenção da saúde e prevenção de doenças” p. 21. “Curto e grosso: os cartões de descontos das empresas funerárias prosperaram porque parcela expressiva da população brasileira não tem a condição econômica de aderir ao mais básico dos planos de saúde” p. 22

“O já hoje velho e bom cartão de crédito [...] chegou nas feiras da cidade de Guarulhos, [...] os cartões vão deixando os cheques e o dinheiro para trás e ocupando fatias maiores do mercado de transações. [...] E agora, com os cartões, [os clientes] compram um pouco a mais de carne, de frutas, de verduras. [...] aumento de até 30% com os mesmos clientes de sempre. [...] média do valor dos tíquetes de compra: R$ 15,20” p. 22-3

“[...] DRTV [Direct Response TV] são todos aqueles comerciais ou infocomerciais cujo objetivo declarado é o de realizar uma venda. Para tanto, durante e no final insistem num número de telefone ou site para a seqüência do processo de venda, que conta com pessoas prontas para realizar a venda pelo telefone ou site” p. 23


MARKETING TRENDS 2007

As mais importantes tendências do Marketing para os próximos anos.

MADIA de Souza, Francisco Alberto. Marketing Trends 2007. São Paulo: M.Boos, 2007.


Sumário Resumido

Circunstâncias e Eventualidades 1
Inovar É Preciso 15
Novos Conceitos, Entendimentos e Posturas 29
Reposicionamento 51
Inteligência Competitiva 71
Guerras do Marketing 85
Brand Power 101
Novos Negócios 127
Coisas do Brasil 143
Receitas de Sucesso 161
Vivendo e Não Aprendendo 177
Balanço de Categorias 197
Efemérides e Ícones do Marketing 217
Segmentação/Customização 239
Marketing Legal 255
Os Camagurus Sensíveis 277

Um comentário:

  1. Bom dia! O Marketing Trends deveria estar na lista de livros obrigatórios de todo profissional de marketing. Às vezes não devemos levar ao pé da letra todos os trends apresentados e sim adaptar à nossa realidade o que nos é apresentado. Tudo em marketing é adaptável, por isso adoro essa profissão!
    Um abraço!
    Erick
    http://criativosdomarketing.kit.blog.br

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