MARKETING TRENDS 2007 - Cap. 3 e 4

Olá !!!

Continuando a leitura do livro MARKETING TRENDS 2007 - As mais importantes tendências do Marketing para os próximos anos, neste post temos o fichamento dos capítulos 3 e 4.

Lembro que no post anterior temos os capítulos 1 e 2. Boa leitura !!!

Novos Conceitos, Entendimentos e Posturas

“[...] 75% da população brasileira não consegue ler e escrever plenamente; [...] os analfabetos absolutos (7%) e os funcionais (68%) – que distinguem e lêem palavras soltas, mas não compreendem quando se inserem num conjunto formando um texto.” p. 31

“[...] a coordenadora da ONG Ação Educativa [...] disse que “o tempo médio dos cidadãos na escola aumentou nos últimos anos. Porém, podemos notar que a qualidade do ensino não é boa ou suficiente para que as pessoas exerçam atividades simples do dia-a-dia...”” p. 31

“Segundo Honoré, as maiores vítimas dessa sociedade acelerada em que vivemos são as crianças: “Estão crescendo mais rapidamente do que nunca. Hoje muitas vivem tão ocupadas quanto seus pais.” [...]” p. 39

“[...] Bill Bernbach: “Regras existem para serem quebradas; o memorável nunca decorre de uma mesma fórmula”” p. 43

“Os empregos, tal como conhecemos hoje, não terminarão por completo. Mas, ano após ano, se reduzirão. Estamos deixando para trás a sociedade industrial, a pós-industrial e ingressando na sociedade de serviços, caracterizada por milhões de prestadores de serviços, os quais se somam, se organizam, para realização e trabalhos específicos.” p. 45

“[...] Os que se destacam pela performance a curtíssimo prazo são rapidamente descoberto e recrutados pelas demais empresas[...]. Nunca, como antes, as empresas americanas tiveram tantos executivos procedentes da área de marketing em seus comandos.” p. 46

Reposicionamento

“[...] 77% das mulheres afirmaram que a beleza não se restringe à aparência física e pode também ser alcançada através de suas atitudes e outros atributos; 76% acham um perversão/crueldade a mídia restringir a beleza apenas na atratividade física, e não na beleza como um todo; 75% gostariam que a mídia retratasse a beleza através de pessoas normais e não das excepcionais, ainda trabalhadas pelo computador [...]” p. 59

“[...] Liberar leitos em hospitais de pacientes com determinadas doenças e removê-los para suas casas. É melhor para o conforto e a saúde do paciente, é melhor para a família, é muito melhor e mais econômico para o plano e melhor para a sociedade, uma vez que libera mais e leitos [...]” p. 62

“Além de mudanças no comando [...], a Wal-Mart entende que nesta nova etapa deverá concentrar seu foco de atuação em lojas de vizinhança e médio porte, o que não é exatamente a característica mais forte e competitiva de seu DNA” p. 65

MARKETING TRENDS 2007

As mais importantes tendências do Marketing para os próximos anos.

MADIA de Souza, Francisco Alberto. Marketing Trends 2007. São Paulo: M.Boos, 2007.


Sumário Resumido

Circunstâncias e Eventualidades 1
Inovar É Preciso 15
Novos Conceitos, Entendimentos e Posturas 29
Reposicionamento 51
Inteligência Competitiva 71
Guerras do Marketing 85
Brand Power 101
Novos Negócios 127
Coisas do Brasil 143
Receitas de Sucesso 161
Vivendo e Não Aprendendo 177
Balanço de Categorias 197
Efemérides e Ícones do Marketing 217
Segmentação/Customização 239
Marketing Legal 255
Os Camagurus Sensíveis 277

Nenhum comentário:

Postar um comentário