TCC sem Stress

O objetivo deste post é repassar algumas pequenas dicas referente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Fui diretor da Faculdade Ação entre 2009 e 2012, atuo na educação superior desde 2003, participei de mais de 90 apresentações em banca e orientei mais de 30 acadêmicos nesta etapa da graduação que pode ser complicada.

É claro que as dicas abaixo são apenas uma pincelada, não suprimem todas as dúvidas e muitas dicas podem parecer óbvias. O propósito é ser claro e objetivo num campo onde todos tem dificuldades, inclusive nós, professores.

Este post pode tornar-se longo, então vou apresentá-lo em 3 grandes grupos: Antes, Durante e Depois do TCC. Eu gostaria que, ao final desta leitura, você deixasse seu comentário a respeito, se preferir deixe suas sugestões para melhorar nossas pequenas dicas.


ANTES de Começar o TCC:

Como escolher o tema do seu TCC?








Dica 1: Faça o TCC na empresa onde você trabalha atualmente.
Com isto, você tem a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos na universidade e, ainda por cima, ficar bem seus superiores na empresa. Muitas empresas valorizam muito o desenvolvimento de TCCs, pois, sabem que é uma ótima oportunidade de melhorias . Posso testemunhar que ocorreram diversas promoções e novas áreas de negócios intra-organizacionais decorrentes de ótimos TCCs.

Dica 2: Faça uma lista dos principais problemas da empresa.
A conta é simples: O maior problema = melhor TCC. Cada problema é uma oportunidade de melhoria contínua. Comece a lista com o que você observa como sendo os problemas, pergunte ao seu superior e, agende uma reunião com o proprietário da empresa para conversar sobre seu Tema.
É uma oportunidade imperdível, você tem a chance de mostrar que é pró-ativo e que quer usar seu conhecimento a favor da empresa.

Dica 3: Tabela GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)
Utilizada para identificar as prioridades a serem resolvidas. Após listar-se os problemas encontrados ou atividades a serem realizadas, faz-se a análise e a pontuação de 1 a 5 para cada perspectiva:
Gravidade - são as conseqüências se nada for feito
Urgência - prazo para tomada de decisão
Tendência - proporção do problema futuro
A pontuação deve ser multiplicada e o resultado é a classificação das prioridades.









Dica 4: Procure orientação de um professor ou coordenador
Se nenhuma das 3 dicas anteriores resolver, escolha uma determinada área que você tem mais facilidade, na qual você gostaria de estar atuando e, procure um professor ou o coordenador para conversar sobre as possibilidades existentes. É sempre importante elaborar o TCC em uma área que você tem mais afinidade, você se sentirá mais entusiasmado nas horas difíceis.

DURANTE a Elaboração do TCC:

Vai dar tempo? Como fundamentar? E, as citações?















Dica 5
: Calcule o tempo necessário
Um bom TCC precisa de 6 a 10 horas de dedicação por semana. Vamos fazer um cálculo:
  • 1 semana tem 7 dias X 24 horas, portanto, 1 semana tem 168 horas totais
  • seu TCC precisa de 10 horas por semana
  • 10 horas TCC dividido por 168 horas totais = 6% do seu tempo
Isso mesmo!!! Você precisa dedicar-se apenas 6% do seu tempo total por semana!!!

Mas como fazer isso acontecer?

Dica 6: Agenda semanal
Análise todas as atividades que você tem durante a sua semana. Dia-a-dia, hora-a-hora. Você deverá procurar por janelas de tempo disponível. Se após esta análise do seu tempo, você descobrir que ainda não tem tempo disponível, você deve fazer a eliminação de algumas atividades.

Ou seja, se você realmente precisa e quer fazer um ótimo TCC, você deverá priorizar o TCC e abandonar outras atividades que não são importantes e/ou urgentes. Nossa vida está muito corrida, então, para cada coisa que queremos fazer, devemos 'deletar' outros 3 itens que fazemos atualmente.

Por exemplo: para fazer o TCC, não posso mais assistir televisão, perder tempo com e-mails desnecessários, ficar grudado no Msn ou Orkut...

Cada janela de tempo para estudo de TCC deve ter de 2 a 3 horas. Trabalhando menos de 2 horas, você não consegue fazer nada. Se você trabalhar mais de 3 horas, o seu rendimento decai muito devido ao cansaço mental.



















Dica 7: Disciplina
Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". No TCC, disciplina é ser discípulo de você mesmo, ou seja, você fez a sua agenda semanal com as janelas de tempo para estudo e, agora você vai cumprir o que você mesmo determinou.

Mas por que eu vou seguir a risca o horário determinado para o TCC?

1º) Por que eu sou competente, eu cumpro o que eu combino comigo mesmo, eu tenho muita garra e determinação.

2º) Não tem mais ninguém acompanhando-me (vigiando). Eu devo tomar meus próprios passos sozinho, ninguém vai ficar pegando no meu pé, cobrando, só depende de mim.

3º) Quando eu estiver no horário do TCC, eu penso somente no TCC, eu não me distraio, eu desligo o celular e televisão. Vou para um local isolado e não entro no Skype, Msn, Orkut...

4º) Existe vida lá fora. Depois que acabar o horário do TCC, você ficará extremamente aliviado após cumprir o horário do TCC e, voltará a se preocupar somente no próximo horário agendado. É uma sensação de realização, missão cumprida, estou no comando da minha vida.

Dica 8: Esquema de Palavras-chaves
Para você não errar na hora de fazer a fundamentação teórica, eu sugiro que você procure o seu orientador e monte um esquema com 7 ou 8 palavras-chaves que vão nortear a sua fundamentação teórica.
As palavras-chaves serão os sub-títulos da sua revisão bibliográfica, para cada palavra-chave você deve escrever 3 a 4 páginas. No total você terá de 25 a 30 páginas de fundamentação.

Por exemplo, no tema Implantação de Sistema de Crediário, você pode ter as seguintes palavras-chaves: Análise e concessão de crédito; Limites de crédito; Políticas de crédito; Garantias; Fatores de risco; Inadimplência; Cobrança.

O esquema pode ser montado conforme a figura abaixo:























No tema Pesquisa de Clima Organizacional, palavras-chaves: Clima e cultura organizacional; Liderança; Motivação; Comunicação; Análise e descrição dos cargos; Avaliação de desempenho; Benefícios sociais; Política salarial.

Outro tema: Sistema de Custos Gerenciais, palavras-chaves: Contabilidade de custos; Terminologia de custos; Classificação dos custos; Métodos de custeio; Métodos de acumulação dos custos; Métodos de redução dos custos; Formação do preço de venda; Ponto de equilíbrio.

Dica 9: Citações, referências bibliográficas e verbos
Para ter uma estética melhor na fundamentação teórica do seu TCC, recomendo que você tenha no máximo 3 citações longas por página e jamais deixe o texto sem citações. Lembre-se que você é um acadêmico e, a referência dos autores é vital na revisão bibliográfica.
Ganhe tempo fazendo todas as referências bibliográficas no mesmo momento que você está escrevendo a fundamentação teórica. Ou seja, quando citar um autor, imediatamente, escreva os dados do livro no final do TCC (nas Referências). É uma perca de tempo e uma loucura fazer as referências depois, quando o trabalho estiver pronto. Na verdade, você não vai mais saber de onde tirou as citações...

Segue abaixo uma lista de verbos que você pode utilizar quando for citar autores:

Conhecimento: citar, definir, descrever, detalhar, distinguir, enumerar, enunciar, explicar o significado, identificar, nomear, reconhecer,lembrar, significar, listar, indicar, registrar, sublinhar, mostrar, selecionar termos ou fatos relevantes a um assunto.

Compreensão: calcular, conceituar, explicar, demonstrar, descrever, distinguir, exemplificar, interpretar, traduzir, transformar, reescrever, reorganizar, representar, reordenar, inferir, predizer, extrapolar, sumariar, reproduzir, questionar, diferenciar, derivar, estimar, narrar, prever, relatar.

Aplicação: agrupar calcular compor, empregar, manipular, operar, produzir, provar, resolver, aplicar, solucionar, usar, redigir, construir, montar, desenvolver, computar, estruturar, praticar.

Análise: analisar, distinguir, especificar, inter-relacionar, explicar, selecionar, diferenciar, inferir, selecionar hipóteses, refletir,discriminar, separar, subdividir, destacar, classificar, decompor, descobrir, deduzir, comparar, contratar, diagramar, examinar, investigar.

Síntese: construir, narrar, provar, conceber, planejar, reconstruir, extrapolar, produzir, sintetizar, escrever, relatar, compor, comunicar, compilar, documentar, propor, especificar, desenvolver, combinar, organizar, sintetizar, formular, deduzir, reconstruir, criar, coordenar.

Avaliação: avaliar, constatar, fundamentar, questionar, interpretar, rejeitar, criticar e duvidar, julgar, verificar, argumentar, taxar, decidir, padronizar, valorizar, justificar, estimar.
Fonte: Unidavi - Proen


APÓS o TCC concluído:

Dica 10: Pré-banca, Banca e Slides
Recomendo que os acadêmicos se organizem com 2 ou 3 professores, façam uma confraternização (um almoço) e apresentem seus TCCs em uma pré-banca, uma banca informal. Tem-se a vantagem de um olhar anterior a banca para sanar muitas dúvidas, outra vantagem é a quebra do gelo pelo medo da hora H na banca oficial e a principal vantagem é a festa com os amigos, claro!!!






















Na banca oficial, venha bem vestido, preferencialmente social, mas, lembre-se que é um evento diurno, não use roupas para noite, nem carregue a maquiagem. Treine diversas vezes a sua apresentação, pode-se levar as anotações que auxiliam na aprentação. Não beba antes da apresentação, isso não funciona, só piora a situação.

Importante: leve sua apresentação salva em um CD, um pen drive e encaminhe um e-mail dos slides para o seu próprio e-mail. Na pior das hipóteses, você pode acessar a internet e baixar o conteúdo do seu e-mail.

O fundo dos slides deve ser o branco padrão do Powerpoint com letras na cor preta. É que os slides com muitas cores podem dar alguns problemas: o projetor não tem a mesma qualidade que o seu computador (na tela), a projeção é feita durante o dia e a claridade atrapalha a visibilidade e, por último, o computador que você vai utilizar é da Universidade que pode estar desatualizado em relação aos tipos de letras (fontes) e cores.

Segue uma pequena Seqüência de slides (orientativo):
  • Um slide de abertura, com nome da Universidade, local e data (mês e ano da apresentação)
  • Um slide de apresentação do trabalho, com título, seu nome, curso, etc
  • Um ou 2 slides de apresentação da empresa: histórico, sócios, localização, produtos, clientes, etc
  • Um slide com tema e objetivo geral
  • Um slide com objetivos específicos
  • Um slide com 3 ou 4 das principais bibliografias
  • 2 ou 3 slides com conceitos ref. o trabalho / tema
  • 8 a 10 slides com os resultados obtidos
  • Um ou 2 slides com conclusões
  • Um slide com recomendação (não obrigatório)
  • Um slide com frase (referenciada com nome do autor) que tenha relação com o tema

Pessoal, fiz a minha parte escrevendo as pequenas dicas do TCC sem Stress.
Agora peço que você deixe seu comentário, caso você tenha gostado (ou não!!).

Prof. Givanildo Silva é sócio B3G Consultoria em Gestão www.B3G.com.br

61 comentários:

  1. Estou no fim do 2 fase ADM MKT e ja estou de olho em algum tema para explanar no meu TCC..
    As dicas são válidas sim, pois, creio que a escolha do tema é um complicador, mas o desenvolvimento correto tbm é uma fase essencial para evitar o retrabalho.

    ResponderExcluir
  2. Colocações racionais e precisas.
    Você foi acertivo na estrutura, linguagem e relevância do tema. Infelizmente temos muitos professores que pedem o TCC mas não sabem como explicar, e o primeiro passo é sempre o mais difícil. Tenho certeza que este post terá muitos comentário em agradecimento. Um TCC, como em tudo na vida, precisa de planejamento a partir de idéias claras.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito ótimo essas dicas.
    Vão ser de grande ajuda no meu TCC.
    ;***

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa postagem! Afinal, estou com 2 TCCs para fezer (Sistemas de Informação e FAD) e vejo estou percebendo que não é nada fácil...

    ResponderExcluir
  5. Grande Giva:
    Boas dicas!

    pARABÉNS E até amanhã aqui no mestrado!

    Abs,

    Marcus Vinicio

    ResponderExcluir
  6. Estou concluindo o pré-projeto do meu TCC, e a veracidade do post é inquesionavel. São dicas para serem usadas antes do inicio do TCC. São os pequenos detalhes, como o planejamento do tempo, as dicas para escolha do tema, como fazer a fundamentação teórica, que será possivel obter sucesso na jornada.

    Parabens pela iniciativa Giva... Minha sugestão: entregar oficialmente a todos os professores de TCC-1 da Unidavi, pois irá ajudar a todos.

    Jaciel C. Schmidt

    ResponderExcluir
  7. Estou concluindo a última fase Adm-Markeing, então estou naquela fase de preocupação...mas essas dicas faz a gente pensar um pouquinho e a não tornar o TCC em um "bicho de sete cabeças"...
    Valeu Giva, grandes dicas!

    ResponderExcluir
  8. Olá Giva, muito boas as dicas sobre o TCC, é uma ajuda e tanto, valeu!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia cara! Gostaria de parabenizar pelo ótimo post! Bem, acredito que a maioria dos problemas para a confecção do TCC foram citados, mas gostaria de citar mais um pois acredito ser de grande valia. Muitos graduandos não abrem mão de suas diversões noturnas para estudar. Desta maneira, preferem estar tomando uma cervejinha com os amigos, ou indo a festinhas nos fins de semana pois sua presença é indispensável. Assim estão cansados, de ressaca, e sem cabeça para fazer nada no domingo...e vão colocando o trabalho em segundo plano. Infelizmente a grande maioria dos alunos não sabem o significado do TCC, que é o ápice da beleza acadêmica, onde o aluno se apresenta à academia para mostrar seus conhecimentos em determinada área. A visão de alguns alunos que tive contato durante esse semestre:
    - "TCC não deveria existir""
    - "TCC é perda de tempo. Não sei porque a universidade insiste em fazer esses trabalhos..."
    - "TCC é coisa do demônio."
    Acredito que ainda exista muita neura de alguns professores, que colocam pressão nos alunos demasiadamente cedo falando do "bicho papão" TCC.
    Também existe a disciplina de metodologia, que considero extremamente importante a todos os cursos, e que os alunos não dão a devida atenção. No fim do curso a maioria se arrepende de não ter prestado atenção naquelas aulas...
    Feliz é aquele aluno que se antecipa e começa a planejar cedo seu trabalho de conclusão. Acredito que o ideal é planejar com 1 ano de antecedência e começar a trabalhar no projeto, onde aparecem muitas dúvidas, para se chegar tranquilo à banca. Não adianta querer fazer TCC 1 mês antes da banca. É preciso planejamento, disciplina e estudo. Desta forma o TCC pode sim ser prazeroso e não um pesadelo, como muitos alunos retratam.
    Abração Giva!

    ResponderExcluir
  10. Oi Giva....
    Chegaram em muito boa hora essas tuas dicas para o tcc. A gente está fazendo o pré-projeto com O Udo..... Mas ainda dá aquela insegurança, de não saber o que vem pela frente.... E com as tuas dicas deu uma clareada sobre tcc.
    Muito bom.
    VAleu

    ResponderExcluir
  11. Fala Giva..........

    Parabéns fera......com certeza, um tema pertinente a todos que mostram interesse em desenvolver um excelente TCC (coisa rara).......hehehe

    Se me permitires, usarei em classe, e com meus alunos, para acrescer ainda mais........

    Abçs fera, e novamente, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Meu, muito bom essas dicas, sempre ajudam na nossa caminha ao inferno (TCC)pena que eu vi isso só agora, ja com a cabeça fervendo, mais parabéns pela força que você presta aos acadêmicos......

    wlw giva

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Muito boas as dicas! Em especial para mim, que sou traumatizado com TCCs. Já abandonei uma faculdade faltando só o TCC por nao ter conseguido nenhuma boa ideia. Agora estou em vias de terminar a segunda faculdade. Ja tenho uma boa ideia para TCC, mas nao tenho muita noção de como funciona. As dicas são todas pertinentes! E a parte da Disciplina, q tbm nao eh meu forte, tbm me animou bastante!
    Meus parabens pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Professor!
    Achei de grande importância essas dicas de TCC, pois como vc cita em uma parte ali no texto que quase não nos sobra tempo, existem maneiras de contornarmos isso e nos disciplinarmos a fazer o trabalho, tirando algumas hras do nosso dia...dica ótima! Além de muitas outras tbm citadas que vão ajudar bastante para estar dando continuidade no meu trabalho!
    Obrigada!

    Abrçs,
    Liliana Regina Fronza - Aluna SENAI - Superior de Tecnologia em Processos de Produção do Vestuário - 7º Módulo

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito das dicas, mas o meu problema inicial vai ser escolher o tema, sua dica é boa, mas como eu não trabalho não tenho como me basear em uma empresa.

    ResponderExcluir
  16. meu deus estou perdida... tinha feito meu estagio em analise de credito, agora meu orientador disse que o assunto é muito vago,e ainda por cima estou trabalhando em outra empresa a dois dias
    socorro

    ResponderExcluir
  17. Oi, sou Lidiane Medeiros e estou me formando em Jornalismo.
    Meu TCC é um programa de áudio e vídeo e preciso de fundamentação teórica para fontes e cores para explicar a identidade do nosso programa. Você tem uma sujestão de onde posso encontrar?
    Parabéns pela iniciativa...

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Janaina e estou no 2º Semestre de Gestão Financeira, tenho a matéria Projeto Integrado o qual vamos aprender a montar um TCC e claro estou pesquisando sobre o assunto.

    Achei interessante apesar da matéria ser "crua" para mim e eu não gostar muito de projetos, mas estamos nessa vida para aprender não é.

    Obrigada pelas dicas, em um futuro próximo voltarei aqui para comentar como foi o meu TCC

    ResponderExcluir
  19. Olá,em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelas dicas. E em segundo, estou começando a definir o tema pra o meu TCC, porém estou com uma dúvida: é necessário fazer uma pesquisa, ou eu posso apenas falar de um determinado tema, como por exemplo "Estudos de tempos e métodos em Indústrias de Confecção"?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Professor,
    muito legal as dicas . . . são coisas que parecem óbvias, mas que se ninguém nos mostrar nessa hora, esquecemos que existe . . . o "Esquema de Palavras-chaves" é uma dica valiosíssima . . . a dica dos verbos mais usados e os roteiro para os slides . . . é 100%, muito obrigado pela ajuda . . . e se quiseres acrescentar mais algumas coias, mesmo que óbvias . . . me avise . . . toda ajuda será muito bem vinda.

    Sds
    Olavo Junior
    UNIVALI - Itajaí / SC
    Curso de Logística

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito vou levar pra meu grupo.
    Gostaria só de uma ajuda, estamos pensando em fazer o TCC sobre uma ONG de luta contra a pobreza e desenvolve diversos projetos de ajuda aos mais necessitados, será uma boa idéia ou não???
    robson.osilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Aí Giva...
    Essas dicas são muito importantes pra quem passa por essa etapa...
    Minha banca é nesse sábado, vamos ver no que dá!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde! seu site realmente está muito bom, infelizmente, não fui bem disciplinada e meu tcc está arriscado a não ir para a banca, mas ainda tenho um semana para fazer as correções finais, ou seja estou numa fase de retrabalho, na verdade entrei neste site mesmo para saber montar os slides pois o orientador ainda não passou como fazer.

    muito obrigada.

    Bele e Leticia

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito das dicas, pois vou apresentar o meu TCC semana que vem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Suas dicas foram muito valiosas, mostrei para meu namorado que também precisa entregar o TCC esse ano. Faço Pós Graduação e quero entregar um trabalho de qualidade. Gostei muito de como calcular o tempo para realizar o TCC

    ResponderExcluir
  26. Ola professor
    estou no 4ºano e iniciando a escrita do meu tcc sou apaixonada pelo tema que escolhi mas nao consigo escrever a ideia das palavras chaves sera muito util nesse momento
    obrigada

    ResponderExcluir
  27. Muitoo boa as dicas, vão me ajudar muito no meu TCC...parabénsssss

    ResponderExcluir
  28. olá tudo bém?
    estou digitando um TCC de ums amigos e como não cursei ensino superior eles estão me pagando pra digitar seus trabalhos.Curioso fui pesquisar oque é TCC pra ter uma idéia de como montar.Gostei de suas idéias e fiquei imprecionado com sua tese.
    OBRIGADO!
    Nilton

    ResponderExcluir
  29. Parabéns!!! Gostei muito das dicas, com certeza vão me ajudar muito no meu TCC. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  30. muito bom, estou começando agora meu TCC, sei agora o caminho correto.

    aquela dica de colocar perguntas e otima.

    ResponderExcluir
  31. Muiito BOa as dicas q vc dá na matéria,estou nos ultimos meses da facul,portanto,fazendo o TCC,está meio dificil definir metodologia e fundamentação..
    + suas dicas foram de grande valiaa..
    Obriigadaa..
    BJos FAbiana de manoel ribas-PR

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito de sua dica, mas preciso fazer uma pergunta.
    Qual o tempo minimo para um Academico que estuda a noite e trabalho o dia todo conseguir desenvolver um bom TCC?

    contato: neg.marketing@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá Givanildo, boa tarde!

    Gostei muito das dicas que você postou. Estou no setimo semestre de comunicação e marketing a distancia pela UNIFACS,onde as dificuldades são inumeras, que algumas turmas simplesmente deixaram de existir, como foi o caso de Feira de Santana. Realizar um TCC com uma orientadora a 200km de distancia não é facil. Fiquei feliz quando vi que sua primeira observação foi a de realizar um TCC na empresa que trabalha. Eu consegui um estagio numa empresa com esse único objetivo. A minha dificuldade é justamente a distancia da orientadora. Tudo via internet. pra você ter uma ideia enviei o projeto de pesquisa tem um mês e só recebi um feedback na sexta-feira passada e já tenho que entregar a versão final dia 11/11.
    Muito obrigada pela sua ajuda, pode ter certeza que foi muito proveitosa. É como diz alguns comentários aqui postados, tem professor que faz questão de assustar os alunos desde o primeiro dia de aula quanto ao TCC, depois reclamam quando muitos desses pagam pra ter o projeto pronto rsrrs. O comentário principal de minha orientadora foi: "Está muito longe de um trabalho academico de final de curso". Acredite, me segurei pra não responder "E você está mais longe ainda de ser uma orientadora" rsrs (mamãe de ensinou ser educada com as pessoas rsrsr)
    Valeu!

    ResponderExcluir
  34. Olá!!!!!!!!! com toda certeza suas dicas são de estrema importancia,para os acadamicos,muito obrigado por ter solucionado duvidas que tinha a respeito de um tcc.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelas dicas que esta posta. só gostaria de lhe pedir algumas dicas como produzo meu tcc de PEDAGOGIA, POIS EU ESTOU SEM SABER COMO PRODUZIMR.

    SE PODER MANDAR ALGUM MATERIAL PARA MEU E-MAIL FICO GRATO.

    fafabricio14@gmail.com
    briciocyber@hotmail.com


    Ola Meu nome é Fabricio, e eu faço o curso de Pedagogia e não tenho ideia do tema que poderie abordar.

    pode mim da uma dica de temas.

    ResponderExcluir
  36. Ótimas dicas! Estou iniciando a confecção de TCC e estão me sendo muito úteis. Parabéns pela iniciativa de compartilhar tua experiência com que busca por conhecimento.

    ResponderExcluir
  37. Anne.Vilhena19/01/2010, 13:55

    Vai ser doloroso Pra mim pq adoro futilidades como orkut e msn....Mas se quero fazer um ótimo TCC vou ter que fazer SAcrificios....Bom Adoro desafios....Eu adorei a dicas...Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  38. Gisa - Gislaine24/02/2010, 03:24

    Olá...só de ler seu artigo ja comecei a chorar... novamente...Agradeço por mim e todos os alunos da minha sala que receberam o link, pois o TC, será apresentado no sétimo semestre de Adm Geral e não mais no oitavo, então quando pensamos em começar, ja deveríamos ter algo pronto!!
    E suas dicas veio nos mostrar que não será tão corrido quanto pensávamos.
    Ó tema do meu TC será a casa da qualidade, a visão de tres lados, consumidor, construtora e engenheiros, sobre o novo padrão do tamanho dos apartamentos. Mas gostaria de saber a sua opinião: Será que não está batido demais? Abraços Gisa-Gislaine M.W.

    ResponderExcluir
  39. Eu sou um professor que ao pensar sobre o TCC para minha namorada veio a idéia quando acordei de começar por capítulo usando palavras chaves e pelo visto quando eu abri a internet caiu como uma luva sua dica 8 confirmando a minha idéia como certa e isto me mostra que seria bom o domínio de conceitos por quem vai fazer um TCC isso é, leitura é essencial.



    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  40. Olá! Gostaria de parabenizá-lo pelo post!!!
    Estou fazendo o meu tcc, e será de grande ajuda esse passo a passo que você disse!
    Obrigada!!
    beijão

    ResponderExcluir
  41. Micheli Lins16/11/2010, 14:27

    Bom, gostaria de agradecer pelo conhecimento compartilhado.Acredito que todos que leêm suas dicas iram compreender, pois esta numa linguagem didática.
    Parabéns e continue professor
    Agradecemos

    ResponderExcluir
  42. Olá! Parabéns pelas dicas, são muito ricas!!! Irei apresentar o meu TCC neste semestre. E apesar de não cursar ADM foi possível aproveitar muito do que foi dito.

    ResponderExcluir
  43. Muito obrigado pelas dicas, vamos começar fazer nosso TCC agora e elas serão muito úteis. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  44. Estou no último semestre de Radiologia Médica. Acredito que na leitura, em congressos, cursos de especialização ou mesmo virtualmente, sempre há algo para aproveitarmos e esclarecermos dúvidas. Parabéns pela sua explanação, que achei muito proveitosa. Sucesso para vc hj e sempre.

    ResponderExcluir
  45. É muito interessante esse post principalmente para alunos como eu que estão pela primeira vez na Faculdade e não tem noção nenhuma de como fazer um TCC. A gente pensa nele e se "descabela" literalmente, e ficamos apavorados.
    Dicas assim são muito importantes.

    ResponderExcluir
  46. É muito interessante esse post principalmente para alunos como eu que estão pela primeira vez na Faculdade e não tem noção nenhuma de como fazer um TCC. A gente pensa nele e se "descabela" literalmente, e ficamos apavorados. A Faculdade Ação e os professores nos dão todo o apoio, mas o "friozinho na barriga fica."
    Dicas assim são muito importantes.

    Por: Natacha Monique Wirth, acadêmica de MKT da Faculdade Ação!

    ResponderExcluir
  47. Francinni Vitor17/04/2011, 10:11

    Noooosssssssaaaaaaa....rápido objetivo, concreto...este post explica tudo o que precisamos saber para administrar bem um tcc....obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  48. Com certeza as dicas do TCC sem stress, são muito boas, ja fiz um TCC e com certeza o meu sofrimento teria sido amenizado se tivesse o conhecimento destas dicas. Mas no entanto sempre é valido alguma novidade que tomamos conhecimento, pois a mesma pode ser usada em outras ocasiões, lembrando que mesmo professores as vezes tem algumas limitações para tratar o assunto. Parabéns pelo dica.

    ResponderExcluir
  49. Oi e obrigado Givanildo Silva.

    ResponderExcluir
  50. Manfla Macedo29/06/2011, 23:30

    Olá Prof. Giva!!
    Foi de grande valia essas preciosas dicas....
    Estou encaminhando para o 8º semestre em Ciências Contábeis, e estou preucupadíssima em escolher um tema que eu me identifique e que seja atual.
    Estas dicas me acalmaram mais.

    Idéias (ainda embrionárias)começaram a surgir...
    Seu blog está entre meus favoritos, tenho certeza que servirá como meio de pesquisa para meu TCC.

    ResponderExcluir
  51. Silmara Sarai06/07/2011, 23:01

    Adoooorei,
    Grande contribuição para o nosso Trabalho Interdisciplinar e com certeza futuramente para o TCC!

    Abraços

    ResponderExcluir
  52. Parabéns pelo Post.

    Estu começando meu TCC, e não vou mentir..., ainda estou perdido e não sei qual caminho percorrer.

    Sempre estarei lendo e relendo seu artigo até que uma luz apareça, pois seu que aqui o caminho ao sucesso é certo!!!

    Obrigado pelas dicas....

    TFA,
    Leonard

    ResponderExcluir
  53. Muito legal...TCC [e complicado...valeu , gostei mto

    ResponderExcluir
  54. Muito bom! Espero conseguir realizar com grande êxito minha apresentação!
    Abraços

    ResponderExcluir
  55. ufa, até que enfim poderei montar meus slides com precisão. Grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  56. Meu deus tcc não é mole não, tem que ter dedicação por que se não vai ficar complicado !

    ResponderExcluir
  57. Valeu a dica! Estou definindo meu tema e antes de terminar de ler ja fui no meu vice-diretor e solicitei uma reunião!

    ResponderExcluir
  58. Bom , gostei muito..
    Valeu a dica , vai ajudar muito no meu TCC.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  59. Muito bom!!!! Dicas simples mas objetivas.

    ResponderExcluir
  60. Com essas informações que a sua pessoa nos passa . ajuda e muito todas as informações nessa hora é bem vinda. e nos orienta afazer da melhor forma. quero e irei me dedicar ao meu tcc para que eu venha conhecer , dominar meu tcc para fazer uma boa apresentação. no momento estou me alimentando de informações e logo após irei iniciar meu trabalho. obrigado.

    ResponderExcluir