Discussão Artigo Castells - Livro Wikinomics - Livro Quem esta no poder?

CASTELLS, Manuel. Materials for an exploratory theory of the network society. British Journal of Sociology. Vol. Nº 51. Jan/Mar, 2000. P. 5-24. London School of Economics 2000.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

BRAFMAN, Ori; BECKSTROM, Rod A. Quem está no commando? A estratégia da estrela-do-mar e da aranha. São Paulo: Campus, 2007.


O artigo e os livros enfatizam que estamos na Era da Informação com significativas alterações na estrutura social, interrelacionamentos e morfologia da sociedade. As pessoas têm as ferramentas que permitem interação com maior número de indivíduos, desenvolvendo a dialógica da estrutura social. Tais ferramentas são baseadas na Internet e são de mais fácil uso, a cada dia. A colaboração em massa transformará todas as instituições em sociedades. Surge uma nova Era da Ciência colaborativa que acelera o descobrimento e o aprendizado cientifico.

Brafman e Beckstrom exemplificam que o Nant’an (dos Apaches) liderava pelo exemplo e não exercia um poder coercivo. Os membros da tribo seguiam o Nant’an porque queriam, e não por dever. As decisões dos Apaches eram tomadas em vários locais. Uma sociedade descentralizada segue os princípios fundamentais de flexibilidade, poder compartilhado e ambigüidade.

A produção de conhecimento, bens e serviços está se tornando uma atividade colaborativa da qual um número cada vez maior de pessoas pode participar. A geração Net não se contentam em serem consumidores passivos e satisfazem cada vez mais o seu desejo de livre escolha, conveniência, personalização e controle projetando, produzindo e distribuindo os próprios produtos. A ação coletiva envolve auto-seleção livremente escolhida e coordenação distribuída. As organizações (e sociedades) vencedoras serão aquelas que lançarão mão das torrentes de conhecimento humano e as transformarão em aplicações novas e úteis. Contudo, as empresas ainda precisam de capacidades internas de pesquisa para garantir agregação de valor a idéias externas.

A alteração da cultura é destacada e este novo entendimento pode e deve ser absorvido pelas organizações que almejam sucesso e que não bastará simplesmente intensificar as estratégias de gestão já existentes. No novo mundo Wikinomics, a tecnologia da informação coloca nas pontas dos dedos de todas as ferramentas necessárias para colaborar, criar valor e competir. Os titãs da era industrial estão aprendendo que a verdadeira revolução está apenas começando. Para as empresas inteligentes, a maré em alta da colaboração em massa oferece vastas oportunidades.

Para Castells, a nova economia é caracterizada como Informacional, Global e em Rede, onde o uso e geração de informações determinam a competividade, podemos trabalhar em escala planetária em tempo real e a conectividade permite os empreendimentos em rede. Tapscott e Williams elencam os princípios Wikinomics, sendo: abertura, peering, compartilhamento e ação global.

Descrito no Wikinomics que adotar o código aberto significa adotar novos modelos mentais e maneiras de conceituar a criação de valor, as empresas precisam de capacidades únicas para trabalhar nesses ambientes. A obtenção de lucros também está vinculada a novas idéias de como gerar receitas. O peering consegue obter sucesso porque alavanca a auto-organização, o exemplo clássico de peering é o Linux. O livro ‘Quem está no comando’ também cita o exemplo do Linux, no qual suas condições são apresentadas por Tapscott e Williams: o objeto da produção é informação ou cultura; as tarefas podem ser fragmentadas; os custos para integrar essas partes devem ser baixos.

Outra característica expressiva é a flexibilidade do trabalho e emprego destacada de formas diferentes no artigo e 2 livros. Contudo, surge a exclusão social a partir da falta de capacidade informacional. Está ocorrendo a tempestade perfeita: com a tecnologia, a demografia e a economia global.

O termo Cultura da ‘realidade virtual’ de Castell, está presente no livro Wikinomics, que destaca que bilhões de indivíduos conectados podem agora participar ativamente da inovação, da criação de riqueza e do desenvolvimento social. Wikinomics apresenta o conceito de: Ideágoras que são mercados para idéias, inovações e mentes singularmente qualificadas, baseado na troca fluida de idéias e capital humano

Redefinição dos fundamentos, tempo está comprimido e não seqüenciado e as práticas sociais não exigem continuidade geográfica, permitindo organizar-se simultaneamente em ‘muitos lugares’ sociais.

O artigo de Castells destaca que o Estado constrói parcerias entre nações-estados e compartilha soberania para reter influência. O Estado tem se comprometido com o processo de devolver o poder, descentralizando responsabilidades e recursos, tornando-se um Estado em rede. Referente descentralização, os textos sublimam que padrões de comunicação de qualquer lugar para todos os lugares dentro da rede. O que provê uma morfologia social superior para todas as ações humanas.

Concluindo, Brafman e Beckstrom identificaram algumas leis da descentralização tratadas no artigo e 2 livros:

· quando atacada, uma empresa descentralizada tende a se tornar ainda mais aberta e descentralizada

· é fácil confundir estrela-do-mar (sistemas abertos em rede) com aranhas (sistemas convencionais)

· um sistema aberto não possui inteligência central; a inteligência está espalhada pelo sistema

· sistemas abertos têm a capacidade de mudar rapidamente

· a empresa descentralizada avança às escondidas

· à medida que as indústrias se tornam descentralizadas, as receitas gerais diminuem

· coloque as pessoas em um sistema aberto e elas automaticamente desejarão contribuir

As tendências são que a tecnologia será o meio indispensável e todos os processos estarão sobre redes de informações.

Wikinomics destaca que o ponto de equilíbrio é achar o equilíbrio entre a base pública e a iniciativa privada é essencial para a competitividade em longo prazo de empresas e economias. ‘Quem está no comando?’ trata de forma semelhante, contextualizando que o ponto de equilíbrio ideal descentralizado é o ponto ao longo do continuum “centralizado-descentralizado”. Quando começamos a enxergar todo o seu potencial, o que antes parecia ser entropia agora passa a ser uma das forças mais poderosas já existentes no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário